Artigos

Porque monitorar a pressão arterial de seu animal de estimação?
Clinicamente o valor da pressão arterial fornece ao veterinário uma informação de extrema importância, pois a hipertensão pode se manifestar como um primeiro sintoma de alerta de doenças renais e cardiovasculares.

Este exame é não invasivo, indolor e de rápida execução e deve ser realizado por um veterinário.

A pressão arterial normal varia entre as espécies e entre raças de cães, e o ideal é que seja realizada uma aferição da pressão arterial anual para reconhecer o valor normal do paciente, desta forma uma hipertensão ou hipotensão pode ser diagnosticada precocemente, facilitando a detecção da doença de base em seu estágio inicial, e desta forma promovendo uma maior longevidade do paciente.

Pressão arterial felina normal(não varia entre as raças): 125 +- 12/86 +- 15. (Weber ET AL;2002)

A pressão arterial dos cães apresenta variações dependendo da raça do animal.Golden Retriviers, Labradores e raças gigantes apresentam em geral uma pressão abaixo da média, enquanto Greyhounds e raças de corrida tendem a apresentar maiores valores do que a média da população canina.

A tabela abaixo apresenta os valores normais das raças mais comuns realizados com aparelhos de pressão arterial oscilométricos.



 
.

A média geral da pressão arterial da população normal de cães é de 133/75, o melhor parâmetro para avaliação é a mensuração repetida da pressão arterial de um mesmo individuo ao longo do tempo, ou seja , conhecer os valores normais de cada paciente.

Regras gerais:

A pressão arterial média mínima para fazer a perfusão tecidual no organismo deve ser de 60-70mmHg

Hipertensão: suspeita-se quando a pressão sistólica é maior que 150mmHg, confirmada quando maior que 160-170mmHg. Em gatos pode ser confirmada com pressão diastólica maior que 100mmHg.

Hipotensão: Ocorre geralmente durante anestesia, a manutenção da pressão sistólica deve ser acima de 80mmHg.

Valores normais em felines:

Não apresentam diferenças entre as raças, a melhor forma de monitoramento da pressão arterial em gatos é a realização de varias aferições ao longo do tempo, determinando assim o valor individual normal.

Pressão arterial felina normal: 124/84, comparável a valores estimados por diversos pesquisadores:


As principais causas de hipertensão arterial sistêmica em cães são :

Hiperadrenocorticismo, Diabetes Mellitus e Doença Renal Crônica.

Nos gatos, além das causas citadas para cães temos o Hipertireoidismo.

Com relação ao risco do aumento de pressão causar lesões em órgãos alvo apresenta-se a seguinte classificação:



 

 
Fontes: http://www.midmark.com/en-us/AnimalHealthProducts/MidmarkVeterinaryEDU/Pages/VeterinaryMonitoringFAQ.aspx Guidelines for the Identification, Evaluation, and Management of Systemic Hypertension in Dogs and Cats Brown, S. et al. J Vet Intern Med 2007;21:542–558 Link para o trabalho:  http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1939-1676.2007.tb03005.x/pdf

Tradução: Luciana A. M. Silvano

 
 

AFETO - FISIOTERAPIA VETERINÁRIA
Rua Seike Saito, 599, Bairro Vila Lacerda, Jundiaí - SP Cep: 13214 - 077 Tel (11) 4581-5869